Grupo de Estudos sobre Transporte Urbano/Regional - GETUR

logo

Após encontros em eventos acadêmicos desde o ano de 2016 e reuniões semanais no ano de 2020, surge um grupo de estudos com inquietações em comum sobre as temáticas da circulação, dos transportes e da logística. Constitui-se o Grupo de Estudos sobre Transporte Urbano-Regional (GETUR), que tem como objetivos elaborar artigos, grupos de estudos, minicursos, podcasts, entre outras atividades correlatas à pesquisa geográfica. O grupo reúne pesquisadores de vários estados brasileiros em instituições universitárias públicas federais e estaduais.

As atividades desenvolvidas pelo grupo consistem em:

1 - encontros semanais para debater textos e temas relacionados aos transportes;

2 - elaboração de textos sobre as dinamicas de transportes no Brasil;

3 - realização de eventos.

Se tiver interesse em participar das discussões entrar em contato via e-mail: _______

O grupo atualmente é formando pelos seguintes pesquisadores:

​​​​​​​Bruno Candido dos Santos - Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. E-mail bruno.santos@usp.br

Juan Guilherme Costa Siqueira - Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail juan_siqueira16@hotmail.com

João Henrique Zoehler Lemos - Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. E-mail

Lucas Azeredo Rodrigues - Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail lucas.azeredo.rodrigues@gmail.com

Gabriel Augusto Nogueira dos Santos - Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. E-mail gabriel_sauber96@yahoo.com.br

Thiago Oliveira Neto - Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. E-mail thiagoton91@live.com

Textos que serão discutidos:

Textos recentemente publicados:

LEMOS, João Henrique Zoehler. Cidades pequenas e transporte público regional em contextos não metropolitanos. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino (GEOMAE), v. 12, n. especial, p. 299-329, 2021.

LEMOS, João Henrique Zoehler Lemos; RODRIGUES, Lucas Azeredo. Circulação, transportes e centralidade regional em Chapecó, Santa Catarina. Revista da ANPEGE, v. 17, n. 32, p. 22-48, 2021.

LEMOS, João Henrique Zoehler; SANTOS, Bruno Candido dos. O transporte rodoviário interestadual de passageiros na rede urbana da região Sul: uma análise das cidades pequenas. GeoTextos, Salvador, v. 17, n. 1, p. 13-39, 2021.

SANTOS, Gabriel Augusto Nogueira dos Santos; NOGUEIRA, Ricardo José Batista. Dispersão Urbana e transporte público na Região Metropolitana de Belém: uma análise de Castanhal e Santa Izabel do Pará. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, v. 8, n.1, p. 54-78, 2021.

SANTOS, Gabriel Augusto Nogueira dos Santos. Informal, Formal e Oficial: a operação do transporte coletivo nos municípios da Região Metropolitana de Belém. Revista GeoAmazônia,, v. 8, n.15-16, p. 79-100, 2020. - PUBLICADO EM 2021.

OLIVEIRA NETO, T.; SANTOS, B. C. Transporte rodoviário de passageiros e os novos aplicativos. Revista Transporte y Territorio, Buenos Aires, n. 24, p. 172-202, 2021.

SANTOS, B. C. Rede urbana e transporte rodoviário interestadual de passageiros nas articulações entre o “Entorno Imediato de Londrina(PR)” e o município de São Paulo(SP). Geografar, Curitiba v.15, n.2, p.358 - 380, 2020.

​​​​​​​SANTOS, B. C. Divisão territorial do trabalho e transporte interestadual de passageiros: mudanças recentes na circulação rodoviária. Geousp Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 468-486, 2021. [Publicado em 2020]

SILVEIRA, M. R.; RODRIGUES, L. A. Reestruturação do transporte aéreo de passageiros em Santa Catarina: da aviação regional para o sistema de hub. Geousp Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 444-467, 2021.  [Publicado em 2020]

OLIVEIRA NETO, Thiago. Cinquante ans après, la Transamazonienne. Hérodote, nº 181, 2021.

OLIVEIRA NETO, Thiago.  Rodovias na Amazônia e a mudança recente na circulação regional. Revista Tamoios, ano 16, n. 3, pág. 63-84, 2020.

FARIA FILHO, Marcelino Silva; SIQUEIRA, Juan Guilherme Costa; RODRIGUES, Willane da Silva; DUARTE, Aldenice Correa. Perdas de grãos em transporte pelas BR’s 135 e 222 no estado do Maranhão. InterEspaço, v. 7, 2021, pp. 1-20.

SIQUEIRA, Juan Guillherme Costa; farias filho, Marcelino Silva. A atual conjuntura do transporte público no espaço insular da região Metropolitana da Grande São Luís – Ma. Revista Territorio y Transporte, nº 23, 2020, pp. 108-130.

Obs: em construção.