Grupo de Estudos Amazônicos - GEA

A região Amazônica, seja ela a fração territorial brasileira ou a internacional perpassa por inúmeros processos territoriais de várias escalas, indo do local em uma dada comunidade até internacional com os tratos de cooperação. E no emaranhado de acontecimentos em curso nessa respectiva região, o Laboratório de Geografia Política-Geopo está constituindo um grupo para debater a Amazônia e as Amazônias em diversos temas para serem debatidos. 

Dois momentos convergem para a realização da formação desse grupo, primeiramente a diversidade de discentes do Programa de Geografia Humana-PPGH, incluindo jovens pesquisadores de várias regiões do Brasil e da América do Sul, destacando-se discentes oriundos dos estados que compõem a Amazônia brasileira via Dinter com as instituições como: Unifesspa, Ufopa e Ifpa; ou que ingressaram no PPGH fora do Dinter.

O segundo momento consiste no período político atual em que se vivência, a potencialização de processos como: a expansão da frente pioneira; desmatamento; conflitos; conclusão de projetos de circulação; novas redes; a redução estatal para uma região que a presença estatal já é rarefeita. Esse aspecto político e a presença de diversos discentes oriundos da Amazônia no PPGH e no Geopo torna mais que necessário o estabelecimento de um debate sobre a região Amazônica.

O grupo de estudos tem como objetivo estabelecer discussões de temas latentes que envolvam a região amazônica, seja na escala nacional ou internacional, abarcando debates que vão desde: a integração territorial, grandes projetos, processo de ocupação, biodiversidade, povos indígenas, fronteiras, divisões políticas, arranjos institucionais, circulação e novas redes, cooperação interna e externa, tratados, frente pioneira etc. 

A meta do grupo e de estabelecer uma reunião por mês e em cada reunião debater um ou até dois temas gerais sobre Amazônia. A primeira reunião do grupo está marcada para o dia (em construção) no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-FFLCH no Laboratório de Geografia Política-Geopo/Sala de Vídeo.

 

Coordenador Docente:

Wanderley Messias da Costa

 

Coordenador Discente:

Luciene Patrícia Godoy

Thiago Oliveira Neto

 

Pesquisadores:

Alessandra Moura

Clelton John Souza da Conceição

Danilo Pereira Sato

Diogo Marcelo Delban

Fabio Marcio Alkmin

Ginneth Pulido Gomez

Iago Dias dos Santos

Ivan Viana

Rafael Regianni

Tales Henrique Nascimento Simões

Tatiana de Souza Leite Garcia