Livros

em construção

Reunimos os livros publicados pelos professores, discentes e egressos do Geopo.

Alguns é possível baixar em pdf ou adquirir nas editoras e sebos.

 

Livros lançados entre 1980-2010:

acrm  acrm  Geografia histórica  ideologias geograficas  

 

 

MACH    TGMS   CGZCB  A Gênese da Geografia Moderna.  

 

r  Flavio de Carvalho: o performático precoce.

 

 

 

valorização  geografia    EPTB  dhba

 

 

 

 

Livros lançados após 2010:

 

 

OAI  lb  c  gov

Rumo ao pensamento crítico socioambiental  Práticas socioambientais na Pós- Graduação brasileira .

 

 

Atlas do trabalho escravo

   

 

Atlas do Brasil

 

 

Visões da Europa   Rondônia  

 

TG    PTA  

 

GPGB  PI   ugp  

 

BCG  NG  

  

 

 

 

Lançamento após o ano de 2018:

Em 2018 foi publicado pela Hucitec: 

Geopolítica e Poder Mundial: O anti-Golbery de autoria de André Roberto Martin

Livro André

Sinopse

O resgate da Geopolítica golberyana parece incontornável para que o Estado brasileiro readquira sua bússola geopolítica e possa planejar seu desenvolvimento no mais longo prazo. O General aspirava à construção de uma Geopolítica genuinamente brasileira e voltada para a paz. São objetivos que procuramos manter neste livro, só que apontando um outro caminho para alcançá-lo. O pensamento geopolítico brasileiro destaca-se, no âmbito de todos os países periféricos, pela qualidade e quantidade de sua produção. Depois de um período de relativo abandono as pesquisas a respeito voltam a se adensar, e este volume se insere no esforço coletivo de renovação da Geopolítica do Brasil. 

Link para compra: Hucitec

 

A nova geografia militar de autoria de Filipe Giuseppe Dal Bo Ribeiro

a nova geo militar

Sinopse

Este livro procura resgatar os estudos da Geografia Militar em seus aspectos teóricos e metodológicos e através da sua aplicação em questões de defesa do território e das fronteiras. Estudada pioneiramente pelo coronel Francisco Paula Cidade na década de 1930, o autor Filipe Ribeiro retoma o tema com o propósito de contribuir para aprimorar e expandir o arcabouço teórico e metodológico da Geografia relacionando-a com os fenômenos da guerra, da logística, da estratégia e da inteligência. Releva-se, nesse sentido, a importância dos fatores geográficos na organização da defesa nacional e na condução e nos resultados de uma guerra.

Link para compra: Hucitec

 

 

No mês de março de 2019 foi lançado pelo Laboratório de Geografia Política o Livro: 

Geografia e geopolítica da América do Sul: integrações e conflitos - Wanderley Messias da Costa / Daniel Bruno Vasconcelos (Org) 

livro

Sinopse

Este livro foi produzido por um grupo de duas dezenas de geógrafos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP que têm se dedicado aos estudos da Geografia Regional, da Geopolítica e da Política Internacional. O diferencial consiste na diversidade de abordagens, nas visões abrangentes e detalhadas e, especialmente, nas interpretações teóricas originais e criativas, em que os pesquisadores oferecem, ao leitor especializado e ao público em geral, uma valiosa contribuição intelectual para a compreensão da realidade atual e as tendências de futuro da América Latina e especialmente da América do Sul. No trabalho, a região é abordada como um cenário em movimento com as particularidades e o protagonismo de países como o Brasil, a Argentina, o Chile e a Colômbia, o forte conteúdo geopolítico e os desafios de defesa, proteção e uso da Amazônia Continental, a integração física regional e a nova logística energética e de circulação, os enlaces fronteiriços de todo tipo com suas interações e fricções e os processos de cooperação e conflitos relacionados ao uso compartilhado dos recursos hídricos transfronteiriços.

Link para baixar: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/340 

 

capa

Sinopse

Revelar a importância do espaço. Tal é o desafio deste livro coletivo. As ciências e os saberes são situados. Fazer as suas histórias, e a história da geografia em particular, coloca o desafio de ir para além das ideias e das construções intelectuais, para pensar mulheres e homens em seus trabalhos, em seus territórios e é a propósito desses territórios que essa história da geografia também deve se ocupar. Essa virada espacial é uma maneira de estudar de outra forma a história das ciências e dos saberes, através daqueles que a fazem, em suas práticas, em seus deslocamentos. Em resumo, o que propõem os editores e os autores é levar em conta a dimensão espacial do trabalho de pesquisa ao longo da história da geografia.

Link para compra: Espaço Alameda

 

 

Dissertações e Teses

As dissertações e as teses orientadas pelos professores vinculados ao laboratório estão disponíveis em PDF por meio do site da biblioteca digital da USP. 

b